terça-feira, 21 de agosto de 2012

Doce sabor...

A vitória tem um doce sabor e vem com muita alegria quando sabemos que veio como um belo e amoroso presente de Deus!

Saudade saudável...

"Sentir saudade, é lembrar com carinho e amor de tudo que foi bom, que trouxe boas lembranças e alegria..."
Obrigada Senhor pelas boas lembranças e lindas pessoas...


foto Simone Lacerda Dos Santos

Precisamos rir mais

"... Realmente acredito que se não aprendermos a rir mais, vamos nos meter em problemas sérios. O riso é como remédio. Muitos artigos foram escritos nos últimos anos afirmando que a medicina agora confirma que o riso pode ser um instrumento
para trazer cura ao corpo. O riso é como a caminhada interna - é de muitas maneiras tão bom quanto o exercício físico.
Todos nós precisamos rir mais. Mas às vezes temos de fazer isso deliberadamente."
Joyce Meyer - Administre suas emoções

quarta-feira, 11 de julho de 2012

11 BENEFÍCIOS DA CAMINHADA PARA O CORPO E A MENTE





Ela controla a pressão, diabetes, protege contra demência e ainda emagrece!

Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana.

Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. Abaixo seguem 11 benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui e movimente-se:

1. Melhora a circulação

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas".

2. Deixa o pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. As trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

"A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador".

3. Combate a osteoporose

O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

"Na fase inicial da perda de massa óssea, a caminhada é uma boa maneira de fortalecer os ossos. Mesmo assim, quando o quadro já é de osteoporose, andar frequentemente pode diminuir o avanço da doença".

4. Afasta a depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. "Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando".

5. Aumenta a sensação de bem-estar

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.

6. Deixa o cérebro mais saudável

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. "Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos".

Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral. Isso pode ser um fator decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive a doença de Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais.

7. Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

"Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte".

8. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. "É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas".

E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado.

9. Controla a vontade de comer

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária.

Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.

"Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida".

10. Protege contra derrames e infartos

Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam".

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

11. Diabetes

A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente.

"Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes".

Fonte: Minha Vida - por Paulo Correia - fisiologista do esporte - da Unifesp.
http://minhavida.uol.com.br/fitness/galerias/13697-11-beneficios-da-caminhada-para-o-corpo-e-a-mente#conteudoTxt

Amor e Fé...



Olá!
MA
"Que não nos faltem bons sentimentos. Que nos falte egoísmo. Que nos sobre paciência. Que sejamos capazes de enxergar algo de bom em cada momento ruim que nos acontecer. Que não nos falte esperança. Que novos amigos cheguem. Que antigos sejam reencontrados. Que cada caminho escolhido nos reserve boas surpresas. Que a cada sorriso que uma criança der nos faça ter um bom dia e enxergar uma nova esperança. Que cada um de nós saiba ouvir cada conselho dado por uma pessoa mais velha. Que não nos falte vontade de sorrir. Que sejamos leves. Que sejamos livres de preconceitos. Que nenhum de nós se esqueça da força que possui. Que não nos falte fé e amor."


Paz

Paz!!!
Sentimento que vem de dentro, da alma, do coração...
Não temos paz porque alguém a proporciona e sim porque ela existe dentro de nós. É fruto de conhecimento, de auto-estima, de segurança, de vida!
Ao longo dos anos a forma como a recebemos vai se transformando, aprendemos a encará-la como resultado daquilo que pensamos e vivemos...
Um olhar, um carinho, um momento trazem paz aos nossos corações... uma paisagem, um gesto, uma situação...
Ela se transforma ao longo da vida, quando crianças temos toda a paz do mundo, quando jovens não a temos, quando adultos a encontramos em momentos, mas ela se estabelece, quando encontramos o equilíbrio e a fé... e, ainda assim às vezes permitimos que os incidentes da vida a afaste de nós.

sábado, 30 de junho de 2012

Individualismo e egoísmo



Individualismo e egoísmo

O individualismo é uma expressão recente, que corresponde a uma ideia nova. O que os nossos antepassados conheceram foi o egoísmo.

O egoísmo é uma admiração intensa e exagerada por si próprio que leva o homem a tomar-se como único ponto de referência, e a preferir os seus interesses.

O individualismo é um sentimento consciente e tranquilo, que leva cada cidadão a isolar-se da massa dos seus semelhantes, e a afastar-se, com a família e os amigos. O homem constitui assim à sua volta uma pequena sociedade, para seu uso, e deixa voluntariamente de se interessar pela grande sociedade propriamente dita.

O egoísmo tem origem num instinto cego; o individualismo provém mais de um juízo errado do que dum sentimento adulterado. As suas raízes encontram-se tanto nos defeitos do espírito como nos do coração…

O egoísmo seca o gérmen de todas as virtudes; o individualismo apenas extingue a fonte das virtudes públicas; mas à distância, ataca e destrói todas as demais e funde-se enfim com o egoísmo.
O egoísmo é um defeito tão antigo como o mundo. Não é mais característico de uma forma de sociedade do que de outra.
O individualismo é de origem democrática, e ameaça desenvolver-se, à medida que as condições sociais se tornam iguais.

Tocqueville, Da democracia na América, Rés Editora, pp. 323, 324




Pense de novo

https://www.facebook.com/pensedenovo

sexta-feira, 29 de junho de 2012

O que é semeado, é colhido!



Você conhece a semente?

Vou mudar, não quero fazer como meus pais, quero fazer algo diferente, educar da maneira que acredito ser o melhor, serei melhor que meus pais, quero dar ao meu filho o que não tive, essas, entre outras razões são justificativas para inovar o “modelo” de criação e educação de filhos.
Assim começam as ditas mudanças. Mudança de atitudes, de comportamento, de educação, de valores...
Sem se aperceber, está deixando para trás um modelo seguro, justo e eficaz para “plantar” algo desconhecido e sem experiência. É bom inovar, mudar, mas é necessário que essa mudança seja estruturada e não radical. Quando ela é abrupta, radical e sem base sólida faz com que a família fique desestruturada e sem direção. Vemos isso acontecendo todos os dias. Filhos totalmente livres, sem direção e sem segurança. Pensamos que isso é o “melhor” para eles, mas no momento não enxergamos que são crianças, adolescentes, jovens e que não possuem nenhuma experiência de vida, nem conhecimento de regras e/ou condições de convivência humana sem acompanhamento.
Precisamos ter consciência de que, sim, queremos mudanças, mas mudanças com seriedade e sabedoria. Do jeito que as coisas vão perceberemos, no futuro, que nos perdemos e enfiamos os pés pelas mãos. Vamos mudar mantendo os valores. Caráter, respeito, educação, gentileza, princípios morais, são pilares fundamentais para o bom andamento dos relacionamentos e da sociedade.